Vida Cristã

O que você faria se tivesse 6 Asas? (Isaías 6)

o-que-voce-faria-se-tivesse-6-asas

“Os serafins estavam acima dele, cada um tinha seis asasCom duas cobriam os seus rostos, com duas cobriam os seus pés e com duas voavam(Is 6.2)

O que você faria se tivesse 6 asas?

Existe um véu de mistério sobre quem são os serafins e os querubins. Pelo menos a Bíblia não se detém a explicar como são e que funções exercem no céu.

A ideia que temos dos anjos foi-nos transmitida pelas pinturas e quadros da Idade Média, especialmente os de Rafael e seus discípulos, ou os retratos na Bíblia de Michelangelo em pinturas, a maioria delas, expostas na Capela Sistina em Roma.

A concepção de anjos que a Bíblia retrata e totalmente diferente da nossa e produzida por hollywood. Nós imaginamos os anjos com corpo humano e bonitinhos, porém, a descrição que os profetas e os apóstolos fazem do mundo espiritual parece-nos bastante estranha! Os serafins são seres de fogo e que a palavra deriva de “queimar” (Ez 10.2,6-8; Ap 4.6-8).

Mas quem são os serafins? Os três profetas leva-nos a entender que a função desses serafins – por serem chamas de fogo e cheios de glória – é a de proteger a glória de Deus. Eles são os protetores da Santidade Deus.

Deus precisa ser protegido? Claro que não! Deus não precisa ser protegido, Ele é o EU SOU! Mas é para nos proteger de não sermos consumidos por sua presença. A glória que protege Deus, protege-nos de sermos consumidos!

3 lições que podemos aprender algumas lições com as asas do serafins.

LEIA TAMBÉM:
– 20 Obstáculos para o Avivamento
– Deus é Santo – Como posso me aproximar dele?
– 7 Motivos Porque as Pessoas Saem da Igreja

COBRINDO O ROSTO – HUMILDADE

“Cada um tinha seis asas, com duas cobriam o rosto”

Os serafins cobrem o rosto para não aparecer, num ato de humildade. Significa que na adoração quem tem que aparecer não é você e sim Deus. Quem tem que chamar atenção não é você, mas Deus.

Serafins não chamam a atenção para si mesmo. Tem muita gente querendo chamar a atenção para si. Tem muita gente querendo aparecer mais do que o Criador. Cobrir o rosto é sinal de humildade.

Onde reside a beleza do ser humano? No rosto, e não no corpo. Tem gente que acha que ter um corpo saradão é sinônimo de beleza. E vivemos numa cultura onde o corpo é supervalorizado e idolatrado. Mas, o cartão de visita é o nosso rosto. O serafins escondem o rosto, dizendo: “Podemos até ser belos e bonitos, mas diante dEle minha beleza tem que está oculta”.

Conheça a história do anjo que não quis se ocultar e veja o a Bíblia diz o que aconteceu com ele. Ezequiel diz: “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor…” (Ez 28.17a). Lúcifer certamente era um dos mais belos dos seres criados por Deus. Ele deixou-se corromper pelo sua beleza,  ele quis aparecer mais do que o Criador e ser maior do que Deus.

“…por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti” (Ez 28.17b). Deus não tem concorrente. Nosso Deus é único e soberano! Todo aquele(a) que tenta roubar a glória ou o brilho de Deus está proximo da ruína.

A beleza do serafim ou querubim é tanta que poderia chamar atenção para si, e não para o que ele queria apresentar: Deus e sua glória. Sua beleza, seus talentos, seus dons não podem chamar mais atenção do que a glória de Deus.

Tem alguns lugares que quem aparece mais é a roupa da irmã, o dirigente do culto, o cantor(a), o pregador, o pastor e Deus que deveria ser o centro da adoração fica nos bastidores vendo o espetáculo produzido pelo homem. Um culto sem vida e sem propósito feito para agradar e entreter homens e mulheres.

Quer um conselho? ESCONDE O ROSTO! Quem tem que aparecer é JESUS!;

Você tem que ser como aquele rapaz que fica do lado da cortina do palco. Que no momento exato do espetáculo não é ele quem aparece. A função dele é de puxar as cordas e abrir as cortinas para o personagem principal aparecer. Resumindo, não é você quem tem que aparecer. Deixa JESUS aparecer na sua vida! (LEIA TAMBÉM: Esqueceram de Mim).

Se esconda na nuvem da glória Deus. Faça as coisas sem ser percebido e deixa Deus agir na sua vida. As vezes vemos mais o homem, o conjunto, o grupo do que Jesus. Hoje as pessoas não vão a igreja para ver Jesus. Vão para ver pregador, cantor, grupo. Esquecemos que somos vasos de barro e que glória é dEle.

João Batista é um exemplo de humildade. Ao ver Jesus entrando no Jordão para ser batizado, exclama: “Após mim vem um varão que tem a primazia, porque já existia ante de mim...” (Jo 1.30). Quando Jesus passa, João aponta para ele e diz aos seus discípulos: “Eis o Cordeiro de Deus” (Jo 1.36), e os discípulos, sem titubear seguiram a Jesus. Que humildade. Levou seus discípulos a seguir a Jesus e não a si mesmo. Por fim disse: “Que ele cresça e que eu diminua” (Jo 3.30).

O apóstolo João, duas vezes se prostra diante do anjo e por este é repreendido: “Vê, não faça isso…” (Ap 19.10 e 22.8-10). Essa também deveria ser a atitude de muitos. Devemos honrar a Deus e não aceitar a  glória dos homens.

Mas o que vemos em muitos cultos é diferente. O cantor tal vai na igreja, é uma gritaria, um empurra daqui, empurra de lá. Como se tal cantor fosse alguma coisa. Ah esqueci, vai falar mal do cantor(a) ou banda, você só falta ser apedrejado. O pregador chega, muitas vezes atrasado, com pose de todo-poderoso. Prega, fala meia dúzia de chavão e se acha o tal. Devemos compreender que sem Deus não somos nada.

A humildade permite que Jesus apareça e que nós desapareçamos! Aprenda com os anjos que quem só deve aparecer é Jesus. Esconda o rosto e deixa a glória de Deus brilhar em sua vida.

COBRINDO OS PÉS – IMPERFEIÇÃO

“Com duas cobria os pés…”

Qual a parte mais feia do corpo humano? Os pés! Já viu pé de homem como é? Que visão terrível! Uma das partes que fica mais escondida do corpo são os pés.

Pés falam na Bíblia do caminhar imperfeito. São feios, mas ficam escondidos e brilham pela glória de Deus. Quer dizer que a mesma glória que brilha, serve para esconder a nossa fraqueza. Os sapatos que usamos encobrem a feiúria de nossos pés. Nenhum homem gosta de expor os seus pés; não os acha belos.

Ninguém gosta de expor ou falar dos seus defeitos. Isso nos constrange.

Moisés apresenta-se calçado diante da sarça e Deus lhe pede para que se aproxime descalço! (Êx 3.1-5). O que isso significa? Deus não quer que você esconda nada dEle. A única cosia que sobrou de Moisés quando ele fugiu do Egito foram as sandálias. O Egito é símbolo do mundo. Você não pode se apresentar diante de Deus com as sandálias do mundo.

Os pés falam de nosso caminhar e da nossa imperfeição. Por isso queremos protegê-los (1Co 12.23). Se você quiser se aproximar de Deus, tem que tirar as sandálias! Deus não quer te matar, Deus quer te salvar.

Não adianta estar bem vestido, com uma roupa elegante se os pés estiverem sujos. Todos irão reparar na sujeiras dos pés. Toda a perfeição e beleza da pessoa desaparecem pela feiura dos pés!

Paulo tinha tanto para se gloriar, tantas revelações e visões! Sempre que pensava em se gloriar, uma imagem vinha-lhe à mente, uma lembrança que o esbofeteava (2Co 12.7-10). Paulo tinha uma fraqueza; todos nós temos fraquezas. Os santos tinham fraquezas. Não existe homem sem fraqueza!

A glória opera em vasos imperfeitos! “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós” (2Co 4.7). Todo dia acordamos com as nossas imperfeições, apontando para nós, dizendo-nos que precisamos de Deus sempre! A glória e a graça de Deus vêm sobre nós escondendo nossas fraquezas. Todos da galeria da fé em Hebreus 11 possuíam fraquezas, mas todos alcançaram graça e misericórdia.

Somos como Mefibosete da Bíblia (2Sm 9). Aleijado de ambos os pés, mas sentamos e comemos na mesa do rei todos os dias. Suas pernas não eram vistas, ficavam encobertas sob as toalhas da mesa do rei! É pela graça que um dia nós iremos sentar na mesa com o Rei dos reis!

Nosso caminhar não é perfeito, mas a glória de Deus brilha e encobre as imperfeições de nosso caminhar! Deus vê os nossos pés pelo ângulo da sua glória: “Quão formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!” (Is 52.7)

VOAVAM – LIBERDADE

“…e com duas voavam”

Estas últimas asas falam do serviço e da liberdade (Ez 1.19-21). Eles voam em todas as direções e não perdiam o rumo. Eles são livres, mais servos de Deus. Eles voam por vontade própria ao redor do trono de Deus.

Devemos aprender a sermos livres como os serafins que são livres não para fazerem o que quiserem. São livres, mas são guiados pelo Espírito de Deus.

O desejo de voar está presente na humanidade provavelmente desde o dia em que o homem pré-histórico passou a observar o voo dos pássaros e de outros animais voadores. Ao longo da história há vários registros de tentativas mal sucedidas de voos.

Muitas pessoas acreditavam que voar fosse impossível e que era um poder além da capacidade humana. Mesmo assim o desejo existia no coração daqueles que acreditavam. Deus nos fez para voar!

Liberdade não é fazer o que quiser. Liberdade é viver dentro da vontade de Deus!

Lúcifer perdeu suas asas! Suas asas foram cortadas, sua liberdade foi perdida e no fim será preso por toda a eternidade. Lúcifer, querubim ungido, maestro do coral, acabou perdendo as credencias, perdendo suas asas e destinado a rastejar no corpo de uma serpente. Trágico seu fim!

Não perca suas asas. Não deixe o diabo roubar de você aquilo que ele não tem mais!.

A Adoração te dar o poder de voar! Quando adoramos nos sentimos livres, leve e soltos. A adoração nos faz tirar o pé do chão.

LEIA TAMBÉM: O que é Adoração? E o que ainda NÃO te contaram!

Eles voavam! Eles não estavam presos. Deus não quer que você fique preso aqui na terra. Deus não quer um culto engessado ou robótico. Deus quer que você tire os pés do chão e comece a voar na direção dEle.

Tem muita gente que está tão presa nas coisas terrenas que não sabe mais o que é voar, esqueceu! Você se lembra quando você chegava na igreja e já cai de joelhos orando e chorando pedindo somente a presença dEle. Você lembra que quando o culto acabava você continuava adorando na sua casa. Você lembra? Porque você não voa mais?

Chegou o dia de voltar a voar nas asas da adoração. Chegou o dia de voar em direção do trono de Deus. Chegou o dia de tirar os pés da terra.

Você sabe como os filhotes de águia aprendem a voar? Com um EMPURRÃO! Para eles a emoção de voar começa com medo de cair. Um empurrão é tudo que um filhote de águia precisa para poder voar.

A águia enche-se de coragem, ela sabe que enquanto seus filhotes não descobrirem suas asas, não entenderão o propósito de sua vida, enquanto não aprenderem a voar, não compreenderão o privilégio que é nascer águia, assim o empurrão é o maior presente que ela pode oferecer a eles (Êx 19.4; Dt 32.11).

Lembre-se: você é livre para voar. Deus te deu asas da adoração. Voe na direção de Deus e seja livre.

Deus te abençoe,

Pr. Lucas Fernandes

Previous ArticleNext Article
Chamado por Deus, salvo por Cristo e cheio do Espírito Santo. Vamos mudar o mundowww o/